CIMASA - Centro de Informação, Mediação e Arbitragem de Seguros Automóveis

O Centro de Informação, Mediação e Arbitragem de Seguros Automóveis, CIMASA, resolve de forma rápida, simples e económica os litígios resultantes de acidentes de viação, tipo:
  • Acidentes ocorridos em Portugal
  • Acidentes que não tenham envolvido mais de 3 veículos
  • Acidentes de que não tenham resultado feridos
  • Acidentes que tenham sido participados à Companhia de Seguros
  • Não tenham decorrido mais de 6 meses desde a última posição escrita assumida pela Companhia de Seguros.
O CIMASA é a forma mais próxima e eficaz de ver resolvidos conflitos como:
  • Definição da responsabilidade pelo acidente
  • Montante da indemnização a atribuir
A resolução dos litígios decorre de forma muito simples e em 3 fases:

  1. Informação e Mediação
  2. Conciliação
  3. Arbitragem
Não há lugar a qualquer pagamento, se as partes chegarem a um acordo até ao final da conciliação ou, não querendo fazer acordo, desistirem do processo. Se as partes optarem por levar o processo para arbitragem, então pagarão uma pequena taxa no valor de 3% do valor da causa, com um mínimo de 50 Euros e um máximo de 500 Euros.
A decisão do Juiz Árbitro equivale a uma sentença de um tribunal comum, mas é proferida num espaço mais curto de tempo e decorre de um processo bastante mais simples e menos burocrático.
Para apresentar a sua reclamação, basta preencher o formulário adequado, que pode encontrar em www.cimasa.pt, e enviá-lo com a documentação que considere importante para:
  • Centro de Informação, Mediação e Arbitragem de Seguros Automóveis
  • Rua Rodrigo da Fonseca nº 149, r/c dto 1070 - 242 LISBOA